Como superar o luto e lidar com a perda

A única certeza que temos nessa vida é a morte e por mais que não devemos encarar esse assunto como tabu, ninguém está preparado para perder um ente querido. Lidar com a perda é algo que pode levar um tempo para curar, mas é possível superar o luto. 

Estágios do Luto

Antes de mais nada, é importante falar que cada pessoa tem o seu processo de aceitação e que jamais devemos julgar a maneira como cada um se comporta em relação a perda. Precisamos estar livres, sem cobranças e especulações até conseguirmos nos adaptar e aprendermos a viver sem a pessoa que se foi. 

Cinco fases do processo

imagem descrevendo as 5 fases para superar o luto

Uma teoria criada pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, gerou uma percepção sobre o processo do luto: que ele se divide em cinco etapas. 

Mas é importante ressaltar que nem todo mundo vivência todas as fases, e que não é necessariamente uma sequência ou que têm duração pré-determinada. Conheça abaixo cada uma delas

Procure apoio para superar o luto

Como dito anteriormente, por mais que a morte é uma certeza, ninguém está preparado para se desvincular de quem nós amamos, porém existem algumas ações que você pode praticar para contribuir nesse processo:

  • Dê tempo ao tempo;
  • Não ignore a dor e aceite seus sentimentos;  
  • Converse com as pessoas que você mais confia e não tenha medo de se abrir; 
  • Passe tempo com amigos e familiares, o importante é não se isolar;
  • Procure uma atividade que possa te ajudar a canalizar emoções e ocupar a mente. 

Mas o que fazer quando a dor do luto não vai embora?

Como vimos, o luto passa por um processo e há uma noção de quando ele acaba: é o momento em que a pessoa supera a dor e consegue seguir em frente.

Porém há casos em que esse momento não acontece. Nesses casos, é importante contar com ajuda profissional, como psicólogo ou até mesmo psiquiatra, para que consiga ter um amparo para elaborar esse processo.

O luto é uma etapa que precisamos encarar, compreender, vivenciar para continuarmos vivendo de forma equilibrada e saudável. 

 

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Abrir Whatsapp