• Home
  • Noticias
  • Memória Afetiva: Dicas de como eternizar os momentos em família!

Memória Afetiva: Dicas de como eternizar os momentos em família!

Em um piscar de olhos, o tempo passa e as memórias ficam.  Sabemos que não é possível controlar o tempo, mas podemos imortalizar as lembranças para relembrar os momentos que passamos com quem amamos. Saiba mais sobre Memória Afetiva: Dicas de como eternizar os momentos em família!

Mas o que é memória afetiva?

Você deve ter ouvido algumas expressões como “cheirinho de vó” ou “gostinho de infância”. 

Alguns estímulos específicos – como imagens, sons, cheiros, sabores – remetem a lembranças que aconteceram no passado, e a memória afetiva é aquela lembrança que surge quando você entra em contato com algum desses estímulos.

Para gerar uma memória, o nosso cérebro guarda todos os acontecimentos que ocorreram a curto e a longo prazo. E quando esses acontecimentos envolvem afeto, o nosso cérebro associa essa memória com diferentes emoções e sensações que estavam presentes naquele momento. 

Podemos afirmar que o afeto é a base para a formação da nossa memória afetiva.

A memória afetiva deve ser criada.

As lembranças nos conectam com o passado e nos possibilitam reviver esses momentos.

Essas lembranças são criadas no dia a dia – em momentos felizes ou tristes da nossa rotina. Para criar memórias afetivas, devemos ser e estar presentes.

Sabe aquela comida que sua avó preparava especialmente para você? Mesmo que ela não esteja mais presente, você pode lembrar e sentir sua presença quando sente o cheiro ou o sabor dessa comida. 

Esse sentimento pode surgir através de algum brinquedo ou algum livro antigo que tenha algum significado para você.

Por isso, aproveite cada momento com sua família: até os momentos mais simples do passado, se tornam as recordações mais especiais do nosso futuro.

Recordar é viver.

Uma memória afetiva pode ser resgatada. Mas como isso acontece? 

Como explicamos no início do texto, alguns estímulos específicos remetem a essas lembranças. Por isso, separamos algumas dicas de como eternizar os momentos em família para resgatar as memórias afetivas.

Faça um álbum de fotografias.

Parece clichê, mas um álbum de fotografias é uma lembrança para a vida inteira.

Sabe a sensação de quando você olha as fotos antigas da sua família e repara nas pessoas que não estão mais presentes? Essa é a sensação que você precisa criar para o seu futuro – ou até mesmo para o futuro dos seus filhos e netos.

Essas fotos tornam momentos tangíveis e contam histórias que não recordaríamos sem elas.

Produza um scrapbook.

Para fugir do tradicional, aposte em um scrapbook!

Além de eternizar os melhores momentos, produzir um scrapbook pode ser divertido – e quando é produzido com a ajuda de outras pessoas vai gerar novas recordações. 

Aqui, não há limites. Use a sua imaginação!

Reúna um compilado de filmagens.

Se prefere usar um pouco de tecnologia, não deixe de gravar os melhores momentos.

Grave o momento de uma surpresa que preparou para alguém. Ou até mesmo um instante espontâneo e descontraído em família. A ideia é editar todas as filmagens em um único vídeo para criar uma retrospectiva e guardar em um pendrive ou na nuvem. 

Esses vídeos ajudam a reviver momentos especiais não só com imagens, mas com vozes que talvez não escutaremos mais.

Monte uma playlist de músicas.

Pode ser uma música que estava tocando durante um momento especial que vivenciou, ou uma música que por causa da letra ou melodia que remete a alguma pessoa.

Você pode relembrar de momentos importantes em qualquer hora e lugar.

Crie uma caixa de lembranças.

Guardamos objetos que têm um significado sentimental para nós, e juntar esses fragmentos em uma caixa é uma maneira de imortalizar as lembranças desses momentos vividos.

Além de guardar tudo o que citamos, existem outros objetos que você pode acrescentar na sua caixa. O segredo é guardar tudo aquilo que desperte uma memória afetiva em você.

Saiba também como superar o luto e lidar com a perda.

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Abrir Whatsapp